Mesmo com o Inverno e que pandemia da Covid-19 ainda permaneça, com o avanço da vacinação do país e as férias de meio de ano, veículos têm seguido para cidades litorâneas. Com isso, é preciso manter alguns cuidados, a fim de proteger o carro na praia de alguns danos que ambientes de mar podem causar ao veículo.
10 cuidados essenciais com o carro na praia
“Todos que moram ou frequentam cidades litorâneas precisam reforçar alguns cuidados com o carro na praia. Isso porque a maresia pode causar diversos danos aos veículos, como corrosão”, fala o CEO da autotech Zul+, André Brunetta.
Assim, preste atenção dos cuidados e dicas dos especialistas da Zul+ para manter seu veiculo protegido em regiões litorâneas.
1 – Cubra o carro com uma capa
A maresia contém partículas de metais. Dessa forma, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo com o carro esteja na garagem.
Por exemplo, faça isso com lonas impermeáveis. E de tempos e tempos, retire, para não abafar a pintura e não acumular umidade.
2 – Cuidado com riscos no carro na praia
Ainda que o veículo esteja coberto, é possível que a maresia o atinja e cause riscos. Assim, cheque sempre as regiões metálicas do carro.
Dessa maneira, você identifica pontos de ferrugens e até corrosão e pode tomar medidas para que tais problemas não avancem – prejudicando toda a pintura e lataria do auto. Aos primeiros sinais, procure uma oficina de confiança.
3 – Tratar as superfícies metálicas
Aproveite e passe produtos específicos para inibir pontos de ferrugem. Isso costuma ajudar muito na prevenção de corrosão por maresia.
Aplique esta proteção até mesmo as partes metálicas de dentro do veículo.
4 – Carro na praia precisa de lavagens com mais frequência
Além dos cuidados anteriores, com o carro na praia, capriche na lavagem. O processo ajuda manter o carro higienizado e remove partículas de maresia e outros fragmentos que os ventos marítimos costumam causar.
Não se esqueça, depois da lavagem, de secar nem o carro.
5 – Areia e sal
Areia e sal não combinam com carros. Portanto, se mantenha atento, pois tais minérios podem danificar não só a parte externa do veiculo, mas também,
o amortecedor e a suspensão do carro.
Para evitar tais danos, faça a manutenção da caixa de direção e dos amortecedores, caso você more ou fique muito tempo em cidades litorâneas. Porém, se for permanecer na praia apenas poucos dias, faça uma vistoria assim que voltar a cidade.
6 – Carro na praia: cuidado com a bateria do veículo
A bateria é uma “vítima silenciosa” da maresia. Pelo fato de os componentes da bateria ficar embaixo do capô do carro, eventuais problemas podem passar despercebidos.
Assim, a solução é a vistoria freqüente, a fim de verificar se as corrosões e se os conectores estão livres de maresia e demais resíduos.
7 – Atenção ao interior do veículo
Além da parte externa, a areia pode entrar no carro. A melhor forma de remover e evitar partículas é aspirando a parte interior do seu veículo a cada dois dias ou sempre que voltar de locais próximos da orla.
8 – Calibre os pneus do carro na praia
Cidades litorâneas costumam ser mais quentes, mesmo no Inverno. Com isso, os pneus podem se desgastar mais rápido, além de perder a calibragem ideal.
Então confira o calibre dos pneus. Além disso, não se esqueça de fazer a calibragem para pegar a estrada de volta.
9 – Ar-condicionado
Obviamente, o ar-condicionado tende a ficar mais tempo ligado no carro na praia, mesmo nas épocas mais frias. Com isso, o filtro fica sujo mais rápido.
Assim, sempre confira a situação dos filtros do ar-condicionado e substitua sempre que preciso.
10 – Selantes para carro na praia
Aqui, a dica é mais útil para quem mora em regiões de praia ou passará muito tempo. Vale apostar em selantes, que não são caros, mas protegem bem o carro da maresia.