Com o Coronavírus se espalhando a recomendação é que as pessoas fiquem em casa e isso, muitas vezes, significa deixar o carro na garagem por um longo período.
Para que ele não sofra danos ou as peças se estraguem é preciso cuidar da manutenção do carro durante a quarentena.
Apenas ligar o veículo pode não ser o suficiente para que ele fique em boas condições, mas o que fazer?
Manutenção do carro durante a quarentena
Veja o que é preciso fazer para que se possa garantir que, mesmo parado por um longo período, o veículo não sofra danos e continue funcionamento bem para quando precisar dele.
Ande com o carro
A recomendação é ficar em casa, mas para que os fluídos do veículo possam circular, é indicado andar com ele cerca de 15 minutos a cada duas semanas.
Se não precisar ir ao mercado ou farmácia, aproveite para dar uma volta rápida no bairro, mas, é claro, sem entrar em contato com outras pessoas.
Ligue o ar-condicionado
A cada 20 dias deixe o ar-condicionado ligado por cerca de 40 minutos para que o sistema de vedação e mangueiras possam ser lubrificados.
Isso evitará problemas quando voltar a andar com o veículo e, nesse caso, ele pode ser ligado na garagem mesmo (ou no caminho do supermercado, caso precise).
Atenção a gasolina
Quando a gasolina fica parada por muito tempo no tanque de combustível, pode formar uma gosma e quando o carro é ligado essa pode obstruir os bicos injetores e causar problemas de funcionamento. Deixe o mínimo de combustível no tanque e, se for ficar parado por mais de 3 meses, procure por locais especializados para que o excesso possa ser retirado.
Cuide da limpeza
Limpe bem o carro por dentro e por fora. Retire qualquer sujeira ou restos de alimentos que possam estar no veículo para evitar atrair animais.
Se possível, use um desumidificador para evitar o mau cheiro.
Por fora, lave o veículo para evitar manchas e, se possível, deixe em um local coberto ou use uma capa quer permita a ventilação para proteger a pintura.
Cuide dos pneus
Os pneus tendem a murchar, mesmo quando o carro está parado e eles não apresentam nenhum furo.
A recomendação é para que ele fique na calibragem máxima indicada pelo fabricante.
Assim, quando voltar a rodar o pneu não estará muito vazio.
Desligue a bateria
O carro parado por 15 dias não costuma trazer nenhum problema para bateria, porém, se ele for ficar nessa situação por mais de 20 dias, a dica é desligar a bateria.
Isso é recomendado porque alguns itens puxam a carga, mesmo com o veículo desligado.
Nos modelos mais antigos a frequência desse acontecimento é maior.
Tenha um seguro auto
Essa dica pode parecer estranha, mas o seguro ajuda no caso de roubo do carro e também se ele apresentar problemas após muitos dias parados e você ficar na mão quando sair de casa.
Nesse caso será possível contar com o socorro mecânico e até mesmo um guincho se ele não funcionar corretamente após muitos dias parados.
Se você tiver um carro que está entre os mais roubados, como Uno, Gol, etc., é ainda mais válido garantir essa proteção porque em época de quarentena não tem como correr riscos. O preço do seguro do Gol 2019, por exemplo, pode custar uma média de R$ 1.900, porém se o seu veículo for roubado ou se envolver em um acidente enquanto você está indo ao mercado, o prejuízo acaba sendo maior.
Seguindo essas dicas é possível garantir a manutenção do carro durante a quarentena e, quando sair do período de isolamento, andar com ele sem problemas.
Fonte: Surgiu, escrita por Jeniffer Elaina